1. Home
  2. Integrações
  3. PlugMessage: Integração com o WhatsApp

PlugMessage: Integração com o WhatsApp

Integração com o WhatsApp (PlugMessage)

Utilizando a Integração com o WhatsApp através da plataforma PlugMessage disponível no sistema Belle Software, você poderá automatizar o disparo de mensagens do WhatsApp agilizando ainda mais a sua comunicação com os clientes!

Para utilizar a integração, é necessário aderir ao módulo adicional do PlugMessage (antes conhecido como “PlugZapi”) e com isso, poderá integrar essa funcionalidade ao seu Sistema Belle Software através do qual fará a parametrização dos envios de mensagem.

Como faço a adesão do PlugMessage ?

Basta entrar em contato com a equipe do Belle Software para solicitar a adesão!
Dentro do Sistema Belle Software, acesse seu perfil > Meu plano > PlugMessage (Integração para WhatsApp) para ver maiores informações e entrar em contato!

Integração com o WhatsApp

Integração com o WhatsApp

 

Como Configuro a Integração?


A integração é muito simples!
No momento da contratação do módulo, nossa equipe do sistema Belle Software irá incluir os dados de “ID da Instância” e “Token da Instância” no menu Configurações > Integrações. 
(Se necessário é possível copiar e colar estes dados de ID e Token)

Os campos de horários de envios devem ser preenchidos por um usuário da clínica, e podem ser personalizados conforme a necessidade da clínica.

Integração com o WhatsApp

 

Nesta mesma tela você poderá configurar os horários de envios das mensagens, para que o disparo de mensagens ocorra apenas durante o horário de funcionamento da clínica.

Abaixo, você terá a informação que mostra se o Whatsapp está ou não conectado e a opção para Ler o QR Code e conectar seu número de WhatsApp ao Belle Software:

Integração com o WhatsApp

Integração com o WhatsApp

Clique na opção de “Ler QR Code” e siga as instruções na tela. Esse mesmo processo deve ser realizado caso você tenha desconectado o Whatsaap, deve ler novamente o QR Code para conectar, da mesma forma que se utiliza no WhatsApp Web.

 

Configurando o Disparo Automático

Depois que a integração estiver configurada, você poderá fazer o envio de mensagens através da integração nos seguintes locais:

Recomendações de Uso

Integração com o WhatsApp

O WhatsApp não permite SPAM! 
Fique atento aos Termos de Uso do WhatsApp.

Quantas mensagens posso enviar?

Fica a seu critério: A quantidade de disparos pode sim aumentar as chances de bloqueio, mas não é só sobre a quantidade enviada, muitas vezes o ponto chave é PARA QUEM enviar.

O Belle Software não se responsabiliza por números bloqueados. Veja abaixo algumas recomendações e motivos que podem ocasionar o bloqueio:

Dicas para Uso da Integração com WhatsApp:

  • Evite enviar mensagens para quem não tem seu número nos contatos;
  • Personalize as mensagens com informações do cliente. Isso ajuda a diferenciar cada mensagem;
  • Utilize mensagens que permitam a interação do cliente com seu número, principalmente se você souber que ele não possui seu número na lista de contatos. Se o cliente responder sua mensagem, a opção de “Marcar como SPAM” não fica tão evidente;
  • Se o cliente não quiser mais receber promoções, respeite a decisão dele e não volte a enviar mensagens com esta finalidade;

Integração com o WhatsApp

Isso infelizmente significa que seu número pode sim ser bloqueado após enviar poucas mensagens, visto que se os contatos que receberam as mensagens fizerem a denúncia de SPAM, o WhatsApp irá sim bloquear seu número.

Não utilize seu canal principal para disparos em massa! Ou seja, é importante manter o número padrão de contato com os clientes sem riscos, logo, recomenda-se que seja utilizado um número de WhatsApp secundário.

Importante!

Uma alternativa que pode ser utilizada para tentar evitar o bloqueio de número de WhatsApp é treinar gradativamente o número de disparos. Isso significa que você pode enviar as mensagens aos poucos, no primeiro dia enviar apenas 50 mensagens, no segundo dia 100 e assim por diante nos próximos dias.

Peça para que seus clientes respondam e interajam com suas mensagens, além de adicionar o seu número aos contatos, para evitar que visualizem frequentemente a opção de bloquear seu número como SPAM.

Se por ventura seu número for bloqueado, há possibilidade de solicitar análise informando uma justificativa, pedindo que o WhatsApp faça a liberação. Não é uma ação que irá garantir o desbloqueio do número, mas pode seguir as orientações do WhatsApp para essa ação, conforme o tutorial:  https://faq.whatsapp.com/465883178708358/?helpref=hc_fnav

E se meu número for bloqueado?

Como informado anteriormente, isso pode sim ocorrer. Infelizmente, não temos controle sobre isso e por isso não temos o poder de ativar ou inativar sua conta.
O que causa isso é quando algum de seus contatos marca o seu número como SPAM, geralmente motivado por ter recebido uma mensagem que não deseja. Por isso, é de extrema importância obter o consentimento de seus clientes, para ter autorização de enviar mensagens, e segmentar o público que irá recebê-las, para mandar a mensagem apenas para quem tiver interesse no conteúdo da mesma.

O WhatsApp não torna pública a informação de quem efetuou a denúncia de SPAM, para manter o direito de anonimato de cada usuário do WhatsApp, evitando qualquer possibilidade de prática ou represalha. Isso significa que não há como identificar quem denunciou ou quantas denúncias o WhatsApp recebeu de seu número, apenas que foi o suficiente para que o próprio WhatsApp fizesse o bloqueio.

Caso sinta que o bloqueio tenha sido injusto, visto que seguia os termos de uso do WhatsApp, é possível entrar em contato com eles e solicitar a análise e desbloqueio de sua conta, para isso, recomendamos os seguintes passos:

  1. Ao acessar o aplicativo WhatsApp em seu celular, na mensagem de bloqueio de sua conta, clique na opção de contatar o suporte, preencha a justificativa da solicitação de desbloqueio de sua conta, a partir disso, o WhatsApp fará a análise e lhe dará um retorno, conforme consta na Central de Ajuda do WhatsApp.
  2. Em alguns casos, pode ser um bloqueio temporário, aplicado devido ao volume de mensagens, sendo assim, você pode enviar uma mensagem para o WhatsApp, informando que foi banido injustamente e informando sua justificativa. Para isso, clique aqui.

 

No caso de dúvidas, contate o nosso suporte.
Contate o Suporte

Agende seu Treinamento Belle Software!

Indique o Belle Software e Ganhe!

Was this article helpful?

Related Articles

Leave a Comment