Integração com o WhatsApp (PlugMessage)
Utilizando a Integração com o WhatsApp através da plataforma PlugMessage disponível no sistema Belle Software, você poderá automatizar o disparo de mensagens do WhatsApp agilizando ainda mais a sua comunicação com os clientes!
Para utilizar a integração, é necessário aderir ao módulo adicional do PlugMessage (antes conhecido como “PlugZapi”) e com isso, poderá integrar essa funcionalidade ao seu Sistema Belle Software através do qual fará a parametrização dos envios de mensagem.
Como faço a adesão do PlugMessage ?
Basta entrar em contato com a equipe do Belle Software para solicitar a adesão!
Dentro do Sistema Belle Software, acesse seu perfil > Meu plano > PlugMessage (Integração para WhatsApp) para ver maiores informações e entrar em contato!
Como Configuro a Integração?
A integração é muito simples!
No momento da contratação do módulo, nossa equipe do sistema Belle Software irá incluir os dados de “ID da Instância” e “Token da Instância” no menu Configurações > Integrações.
(Se necessário é possível copiar e colar estes dados de ID e Token)
Os campos de horários de envios devem ser preenchidos por um usuário da clínica, e podem ser personalizados conforme a necessidade da clínica.
Nesta mesma tela você poderá configurar os horários de envios das mensagens, para que o disparo de mensagens ocorra apenas durante o horário de funcionamento da clínica.
Abaixo, você terá a informação que mostra se o Whatsapp está ou não conectado e a opção para Ler o QR Code e conectar seu número de WhatsApp ao Belle Software:
Clique na opção de “Ler QR Code” e siga as instruções na tela. Esse mesmo processo deve ser realizado caso você tenha desconectado o Whatsaap, deve ler novamente o QR Code para conectar, da mesma forma que se utiliza no WhatsApp Web.
Configurando o Disparo Automático
Depois que a integração estiver configurada, você poderá fazer o envio de mensagens através da integração nos seguintes locais:
- Notificação de que um novo agendamento foi feito;
- Notificação de que uma nova avaliação foi feita;
- Lembrete com 2 horas de antecedência do agendamento e Avaliações;
- Lembrete com 24 horas de antecedência do agendamento;
- Mensagem de pré e pós atendimento;
- Mensagem para os Aniversariantes do dia;
- Disparo através do controle de inadimplentes;
- Disparo através de campanhas de marketing;
- Disparo através do programa de Mala Direta;
- Envio de mensagem pelo cadastro de clientes;
- Envio de mensagem pela agenda;
- Envio de mensagem pelo CRM;
- Disparo através de Jornadas de Automação de Marketing;
- Mensagem com Pesquisa de NPS;
- Disparo através de Vouchers;
- Disparo através de Formulário de Captação de Clientes;
- Disparo para Nutrição dos Leads captados pelo Markkit;
- Enviar Link para Atualização Cadastral do Cliente;
- Enviar Link para Assinatura de Contratos;
- Enviar Link de Pagamento ao lançar uma venda ou lançar um pagamento no contas a receber;
Recomendações de Uso
O WhatsApp não permite SPAM!
Fique atento aos Termos de Uso do WhatsApp.
Quantas mensagens posso enviar?
Fica a seu critério: A quantidade de disparos pode sim aumentar as chances de bloqueio, mas não é só sobre a quantidade enviada, muitas vezes o ponto chave é PARA QUEM enviar.
O Belle Software não se responsabiliza por números bloqueados. Veja abaixo algumas recomendações e motivos que podem ocasionar o bloqueio:
Dicas para Uso da Integração com WhatsApp:
- Evite enviar mensagens para quem não tem seu número nos contatos;
- Personalize as mensagens com informações do cliente. Isso ajuda a diferenciar cada mensagem;
- Utilize mensagens que permitam a interação do cliente com seu número, principalmente se você souber que ele não possui seu número na lista de contatos. Se o cliente responder sua mensagem, a opção de “Marcar como SPAM” não fica tão evidente;
- Se o cliente não quiser mais receber promoções, respeite a decisão dele e não volte a enviar mensagens com esta finalidade;
Isso infelizmente significa que seu número pode sim ser bloqueado após enviar poucas mensagens, visto que se os contatos que receberam as mensagens fizerem a denúncia de SPAM, o WhatsApp irá sim bloquear seu número.
Não utilize seu canal principal para disparos em massa! Ou seja, é importante manter o número padrão de contato com os clientes sem riscos, logo, recomenda-se que seja utilizado um número de WhatsApp secundário.
Importante!
Uma alternativa que pode ser utilizada para tentar evitar o bloqueio de número de WhatsApp é treinar gradativamente o número de disparos. Isso significa que você pode enviar as mensagens aos poucos, no primeiro dia enviar apenas 50 mensagens, no segundo dia 100 e assim por diante nos próximos dias.
Peça para que seus clientes respondam e interajam com suas mensagens, além de adicionar o seu número aos contatos, para evitar que visualizem frequentemente a opção de bloquear seu número como SPAM.
Se por ventura seu número for bloqueado, há possibilidade de solicitar análise informando uma justificativa, pedindo que o WhatsApp faça a liberação. Não é uma ação que irá garantir o desbloqueio do número, mas pode seguir as orientações do WhatsApp para essa ação, conforme o tutorial: https://faq.whatsapp.com/465883178708358/?helpref=hc_fnav
E se meu número for bloqueado?
Como informado anteriormente, isso pode sim ocorrer. Infelizmente, não temos controle sobre isso e por isso não temos o poder de ativar ou inativar sua conta.
O que causa isso é quando algum de seus contatos marca o seu número como SPAM, geralmente motivado por ter recebido uma mensagem que não deseja. Por isso, é de extrema importância obter o consentimento de seus clientes, para ter autorização de enviar mensagens, e segmentar o público que irá recebê-las, para mandar a mensagem apenas para quem tiver interesse no conteúdo da mesma.
O WhatsApp não torna pública a informação de quem efetuou a denúncia de SPAM, para manter o direito de anonimato de cada usuário do WhatsApp, evitando qualquer possibilidade de prática ou represalha. Isso significa que não há como identificar quem denunciou ou quantas denúncias o WhatsApp recebeu de seu número, apenas que foi o suficiente para que o próprio WhatsApp fizesse o bloqueio.
Caso sinta que o bloqueio tenha sido injusto, visto que seguia os termos de uso do WhatsApp, é possível entrar em contato com eles e solicitar a análise e desbloqueio de sua conta, para isso, recomendamos os seguintes passos:
- Ao acessar o aplicativo WhatsApp em seu celular, na mensagem de bloqueio de sua conta, clique na opção de contatar o suporte, preencha a justificativa da solicitação de desbloqueio de sua conta, a partir disso, o WhatsApp fará a análise e lhe dará um retorno, conforme consta na Central de Ajuda do WhatsApp.
- Em alguns casos, pode ser um bloqueio temporário, aplicado devido ao volume de mensagens, sendo assim, você pode enviar uma mensagem para o WhatsApp, informando que foi banido injustamente e informando sua justificativa. Para isso, clique aqui.
No caso de dúvidas, contate o nosso suporte.