Pedido de Venda

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Pedido de Venda

O Sistema para Gestão de Clínicas de Estética e SPAs Belle Software, disponibiliza o programa de pedido de venda, que provê a funcionalidade de efetuar a venda de produtos em sua clínica. Para facilitar a compreensão, aqui você encontrará um tutorial completo para realizar as vendas de produtos.

Acessar o Programa

Inicialmente você precisa ter permissão de Administrado do Estoque para que em seu acesso, seja disponibilizado o menu de Estoque, assim, ao acessar este menu, você encontrará o programa de Pedido de Venda:

Pedido de Venda Menu

Ao abrir este programa, você terá acesso à seguinte interface:

Pedido de Venda Lista

Todos os pedidos de venda estarão representados por uma cor, de acordo com os status de cada um deles, conforme mostrado abaixo:

  • Verde: Abertos;
  • Azul: Aprovados/Fechados;
  • Amarelo: Cancelados;

Gerar uma nova venda

Após realizar os cadastros e parametrizações do módulo de estoque, você poderá emitir os pedidos de venda utilizando o Belle Software.
Primeiramente é necessário criar um novo pedido de venda para que sejam adicionados os itens ao pedido.
Para incluir um novo pedido de venda, clique sobre a opção de incluir:

Pedido de Venda Incluir

Pedido de Venda

Na tela que abrirá em seguida, você deverá selecionar o estabelecimento e abaixo, o nome do cliente que irá adquirir os produtos. Caso o cliente ainda não esteja cadastrado, através da opção disponível ao lado do campo de cliente, há um opção para que este seja cadastrado rapidamente nesta tela mesmo:

Pedido de Venda Cliente

No campo de vendedor, estará filtrado o nome do usuário que está utilizando o sistema no momento, no entanto, o mesmo pode ser atualizando, para que fique registrado o profissional que de fato efetuou a venda.

Incluir os itens da Venda

Em itens do pedido você encontrará três opções: Adicionar, Modificar e Remover itens.

Pedido de Venda Opções

Ao clicar sobre a opção de “Adicionar”, será possível localizar o produto a ser vendido:

Pedido de Venda Adicionar

Através do campo de item deverá ser filtrado o produto a ser vendido. Ao busca-lo o sistema disponibilizará ao lado, o saldo atual deste item, ou seja, a quantidade disponível em estoque para que a venda seja realizada, bem como o preço de venda deste item.
Na sequência, basta informar a quantidade que o cliente irá adquirir e clicar sobre a opção de confirmar. Assim serão inclusos todos os demais itens que o cliente comprará.

Pedido de Venda Item

Por fim, caso seja necessário modificar a quantidade do item, por exemplo, basta dar um duplo clique sobre o item desejado, ou ainda, selecioná-lo e clicar sobre a opção de modificar e fazer as devidas alterações para confirmar.
Ou ainda, caso deseje remover algum item do pedido, basta selecioná-lo, e clicar sobre a opção de remover.
Após incluir todos os produtos desejados, basta clicar sobre salvar, e este pedido de venda será disponibilizado com a cor verde, representando o status de em aberto:

Pedido de Venda Salvar

Pedido de Venda Salvar

Caso seja necessário alterar algum item do pedido, basta dar um duplo clique sobre ele ou ainda, selecioná-lo e clicar sobre modificar, e fazer as devidas alterações.

Aprovar um Pedido de Venda

Após todos os passos realizados até o momento, chegou a hora de aprovar o pedido de venda. Assim será gerada uma receita na clínica, uma conta a receber. E também é gerada a baixa de estoque dos itens vendidos.

Pedido de Venda Aprovar

Ao selecionar o pedido de venda, basta clicar sobre Aprovar conforme mostra imagem acima, e o sistema trará uma mensagem solicitando se “Deseja realmente aprovar este Pedido?”, basta clicar sobre “Sim” e então a tela de compras do cliente será disponibilizada, para efetuar o lançamento financeiro:

Pedido de Venda Lançar

Pedido de Venda Financeiro

Por fim, basta efetuar o lançamento financeiro conforme apresenta imagem acima e o pedido de venda ficará representado pela cor azul, correspondente ao status de aprovado. O que significa que não apenas foi feito o lançamento financeiro desta venda, mas também foi gerada a baixa no estoque correspondentes aos produtos vendidos.

Consultar Parcelas do Pedido

A consulta das parcelas lançadas através do pedido de venda, pode ser feita através do Controle de Contas a Receber, ou ainda, no próprio pedido de venda há esta possibilidade. Basta selecionar o pedido de venda o qual deseja-se verificar as parcelas, e clicar sobre a opção de Ver Parcelas:

Pedido de Venda Ver Parcelas

Desta forma todas as parcelas geradas para esta venda serão disponibilizadas, para que através do duplo clique a data de vencimento ou forma de pagamento sejam alteradas, por exemplo, ou ainda, o recebimento seja confirmado.

Pedido de Venda Parcelas

Emitir Comprovante de um Pedido de Venda

Caso você deseje emitir um comprovante com a listagem de todos os produtos adquiridos pelo cliente, basta selecionar o pedido e clicar sobre a opção de Imprimir:

Pedido de Venda Emitir Comprovante

Pedido de Venda Comprovante

Conforme imagem acima, o comprovante será gerado para que possa ser impresso, e direcionado para o cliente se necessário for.

Reabrir um Pedido de Venda

Caso haja a necessidade de reabrir um pedido de venda, isto é, realizar o estorno desta venda, esta ação implicará em três situações:

  • Status do Pedido: O status do pedido de venda que até então está como fechado voltará ao status de aberto para que seja cancelado, ou seja feita alguma alteração para aprova-lo novamente.
  • Parcelas: As parcelas da venda serão eliminadas.
  • Baixa do Estoque: Os itens baixados na aprovação da venda serão devolvidos ao depósito, como se de fato, a venda não houvesse ocorrido.

Para efetuar a reabertura do pedido, basta selecioná-lo e clicar sobre a opção de reabrir:

Pedido de Venda Reabrir

Assim, o sistema permitirá a confirmação da reabertura, clicando sobre sim, todas as vendas do cliente serão disponibilizadas, basta selecionar a venda a ser estornada e clicar sobre a opção de estornar:

Pedido de Venda Estornar

Neste momento, o sistema verifica se as parcelas estão em aberto, caso haja alguma já confirmada o sistema informará, e será necessário voltar até o Controle de Contas a Receber e estornar as parcelas, caso não haja nenhuma parcela confirmada, o estorno será realizado.

Cancelar um Pedido de Venda

Ao cancelar um pedido de venda, significa que o cliente desistiu da compra e não irá mais adquirir os produtos. Desta forma, caso o pedido esteja fechado, será necessário reabri-lo, caso deseje ver como reabrir um pedido de venda, clique aqui.
Assim que estiver com o pedido de venda em aberto, para efetuar o cancelamento, basta seleciona-lo e clicar sobre a opção de cancelar.

Pedido de Venda Cancelar

Gerar Pedido de Venda pela Agenda

O Belle Software permite também que o pedido de venda seja gerado a partir da agenda, para isso, basta selecionar um agendamento, clicar sobre o botão de Outras Opções na agenda e a opção de Pedido de Venda ficará disponível.

Pedido de Venda Agenda

Consultar Pedidos Emitidos

O próprio programa pedido de venda pode servir para consultar os pedidos emitidos através do sistema, pois, apresenta uma lista dos pedidos que podem ser filtrados por cliente, data de emissão e status de cada pedido, conforme imagem abaixo:

Pedido de Venda Filtro

Ou ainda, pode ser utilizado o Relatório de Venda de Itens, que traz a listagem completa das vendas realizadas na clínica. Para saber mais sobre este relatório, clique aqui.

 

No caso de dúvidas, contate o nosso suporte.
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