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BelleMessage: Integração com o WhatsApp

Integração com o WhatsApp (BelleMessage)

Utilizando a Integração com o WhatsApp  no sistema Belle Software, você poderá automatizar os disparos de mensagens do WhatsApp agilizando ainda mais a sua comunicação com os clientes!

Para utilizar a integração, é necessário aderir ao módulo adicional do BelleMessage com nossa equipe, para isso basta entrar em contato clicando aqui.

O que posso fazer com o Módulo de BelleMessage?

  • Notificação de que uma nova avaliação ou serviço;
  • Confirmação personalizada dos agendamento e Avaliações;
  • Mensagem de pré e pós atendimento;
  • Mensagem para os Aniversariantes do dia;
  • Disparo através do controle de inadimplentes e régua de cobrança;
  • Disparo através de campanhas;
  • Disparo através do programa de Mala Direta;
  • Envio de mensagem pelo cadastro de clientes, agenda e CRM;
  • Mensagem com Pesquisa de NPS;
  • Disparo através de atualização cadastral dos clientes;
  • Enviar link para Assinatura de Contratos;
  • Enviar o questionário antes da consulta com o cliente;
  • Cadastro de clientes automático do WhatsApp;

Como Configuro a Integração?

A integração é muito simples!
O primeiro passo que você precisa fazer é parametrizar em quais horários serão disparadas as mensagens:
no menu Configurações > Integrações > Módulo: BelleMessage (Integração para WhatsApp)

Integrações

Nesta tela você poderá configurar os horários de envios das mensagens, para que ocorra apenas durante o horário de funcionamento da clínica.

Integrações- Horário

Abaixo, você terá a opção de conectar o seu WhatsApp à plataforma. Clique na opção “Ler QR Code” e siga as instruções na tela.
Esse mesmo processo caminho deve ser realizado caso você precise desconectar o Whatsapp.

Integrações

Também disponibilizamos a opção de captação de clientes via WhatsApp (BelleMessage). Ao ativar essa funcionalidade, todos os contatos recebidos pelo número integrado ao sistema serão automaticamente cadastrados, com as informações de status, origem e tag previamente configuradas.

Observação: O sistema verificará se o número de telefone já está cadastrado. Caso positivo, não haverá duplicação do cliente.

Informações sobre o programa Gerenciar disparos: 

  • Condições: Permite que você desconsidere o envio de mensagens de confirmação de um determinado profissional ou sala e de agendamentos com data retroativa;
  • Abrir Interface para Envio ao Alterar um Agendamento: Quando alterar um agendamento na agenda, você poderá encaminhar uma mensagem ao cliente; 
  • Enviar mensagem ao Realizar um Agendamento: Quando marcado um agendamento, você poderá encaminhar uma mensagem ao clientes (Adicione os curingas para tornar sua mensagem mais detalhada, como horários, dia e link de questionário);
  • Enviar Lembrete Automático com Antecedência de 2 hrs,  24 hrs ou horário personalizado: Encaminhe uma mensagem automática ao cliente para relembrar sobre o agendamento marcado;
  • Permitir Confirmação de Agendamento: Encaminhe, junto ao lembrete, um link de confirmação onde o seu cliente poderá confirmar ou cancelar o agendamento de forma prática ( Ao encaminhar o link o status do agendamento será alterado na sua agenda de forma automática);
  • Enviar Notificação para agendamentos com o status “Pré-Agendado” ou “Confirmado”: o padrão do sistema é encaminhar as confirmações para os agendamentos que estão com status de “marcado”, mas você poderá adicionar a mensagem também para os clientes com status de pré-agendado e confirmado;
  • Enviar mensagem para os aniversariantes do dia: Mensagem automática para clientes que estão de aniversário no dia;
  • Régua de cobrança: Você pode incluir mensagens automáticas que serão encaminhadas para os clientes inadimplentes;
  • Enviar mensagem com a ficha de sessões do plano assinada;

Recomendações de Uso:

O WhatsApp não permite SPAM!
Fique atento aos Termos de Uso do WhatsApp.

Quantas mensagens posso enviar?

Fica a seu critério: A quantidade de disparos pode sim aumentar as chances de bloqueio, mas não é só sobre a quantidade enviada, muitas vezes o ponto chave é PARA QUEM enviar.

O Belle Software não se responsabiliza por números bloqueados. Veja abaixo algumas recomendações e motivos que podem ocasionar o bloqueio:

Dicas para Uso da Integração com WhatsApp:

  • Evite enviar mensagens para quem não tem seu número nos contatos;
  • Personalize as mensagens com informações do cliente. Isso ajuda a diferenciar cada mensagem;
  • Utilize mensagens que permitam a interação do cliente com seu número, principalmente se você souber que ele não possui seu número na lista de contatos. Se o cliente responder sua mensagem, a opção de “Marcar como SPAM” não fica tão evidente;
  • Se o cliente não quiser mais receber promoções, respeite a decisão dele e não volte a enviar mensagens com esta finalidade;

Integração com o WhatsApp

Isso infelizmente significa que seu número pode sim ser bloqueado após enviar poucas mensagens, visto que se os contatos que receberam as mensagens fizerem a denúncia de SPAM, o WhatsApp irá sim bloquear seu número.

Não utilize seu canal principal para disparos em massa! Ou seja, é importante manter o número padrão de contato com os clientes sem riscos, logo, recomenda-se que seja utilizado um número de WhatsApp secundário.

Importante!

Uma alternativa que pode ser utilizada para tentar evitar o bloqueio de número de WhatsApp é treinar gradativamente o número de disparos. Isso significa que você pode enviar as mensagens aos poucos, no primeiro dia enviar apenas 50 mensagens, no segundo dia 100 e assim por diante nos próximos dias.

Peça para que seus clientes respondam e interajam com suas mensagens, além de adicionar o seu número aos contatos, para evitar que visualizem frequentemente a opção de bloquear seu número como SPAM.

Se por ventura seu número for bloqueado, há possibilidade de solicitar análise informando uma justificativa, pedindo que o WhatsApp faça a liberação. Não é uma ação que irá garantir o desbloqueio do número, mas pode seguir as orientações do WhatsApp para essa ação, conforme o tutorial:  https://faq.whatsapp.com/465883178708358/?helpref=hc_fnav

E se meu número for bloqueado?

Como informado anteriormente, isso pode sim ocorrer. Infelizmente, não temos controle sobre isso e por isso não temos o poder de ativar ou inativar sua conta.
O que causa isso é quando algum de seus contatos marca o seu número como SPAM, geralmente motivado por ter recebido uma mensagem que não deseja. Por isso, é de extrema importância obter o consentimento de seus clientes, para ter autorização de enviar mensagens, e segmentar o público que irá recebê-las, para mandar a mensagem apenas para quem tiver interesse no conteúdo da mesma.

O WhatsApp não torna pública a informação de quem efetuou a denúncia de SPAM, para manter o direito de anonimato de cada usuário do WhatsApp, evitando qualquer possibilidade de prática ou represália. Isso significa que não há como identificar quem denunciou ou quantas denúncias o WhatsApp recebeu de seu número, apenas que foi o suficiente para que o próprio WhatsApp fizesse o bloqueio.

Caso sinta que o bloqueio tenha sido injusto, visto que seguia os termos de uso do WhatsApp, é possível entrar em contato com eles e solicitar a análise e desbloqueio de sua conta, para isso, recomendamos os seguintes passos:

  1. Ao acessar o aplicativo WhatsApp em seu celular, na mensagem de bloqueio de sua conta, clique na opção de contatar o suporte, preencha a justificativa da solicitação de desbloqueio de sua conta, a partir disso, o WhatsApp fará a análise e lhe dará um retorno, conforme consta na Central de Ajuda do WhatsApp.
  2. Em alguns casos, pode ser um bloqueio temporário, aplicado devido ao volume de mensagens, sendo assim, você pode enviar uma mensagem para o WhatsApp, informando que foi banido injustamente e informando sua justificativa. Para isso, clique aqui.
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