Integração com o WhatsApp (BelleMessage)
Utilizando a Integração com o WhatsApp no sistema Belle Software, você poderá automatizar os disparos de mensagens do WhatsApp agilizando ainda mais a sua comunicação com os clientes!
Para utilizar a integração, é necessário aderir ao módulo adicional do BelleMessage com nossa equipe, para isso basta entrar em contato clicando aqui.
O que posso fazer com o Módulo de BelleMessage?
- Notificação de que uma nova avaliação ou serviço;
- Confirmação personalizada dos agendamento e Avaliações;
- Mensagem de pré e pós atendimento;
- Mensagem para os Aniversariantes do dia;
- Disparo através do controle de inadimplentes e régua de cobrança;
- Disparo através de campanhas;
- Disparo através do programa de Mala Direta;
- Envio de mensagem pelo cadastro de clientes, agenda e CRM;
- Mensagem com Pesquisa de NPS;
- Disparo através de atualização cadastral dos clientes;
- Enviar link para Assinatura de Contratos;
- Enviar o questionário antes da consulta com o cliente;
- Cadastro de clientes automático do WhatsApp;
Como Configuro a Integração?
A integração é muito simples!
O primeiro passo que você precisa fazer é parametrizar em quais horários serão disparadas as mensagens:
no menu Configurações > Integrações > Módulo: BelleMessage (Integração para WhatsApp)
Nesta tela você poderá configurar os horários de envios das mensagens, para que ocorra apenas durante o horário de funcionamento da clínica.
Abaixo, você terá a opção de conectar o seu WhatsApp à plataforma. Clique na opção “Ler QR Code” e siga as instruções na tela.
Esse mesmo processo caminho deve ser realizado caso você precise desconectar o Whatsapp.
Também disponibilizamos a opção de captação de clientes via WhatsApp (BelleMessage). Ao ativar essa funcionalidade, todos os contatos recebidos pelo número integrado ao sistema serão automaticamente cadastrados, com as informações de status, origem e tag previamente configuradas.
Observação: O sistema verificará se o número de telefone já está cadastrado. Caso positivo, não haverá duplicação do cliente.
Informações sobre o programa Gerenciar disparos:
- Condições: Permite que você desconsidere o envio de mensagens de confirmação de um determinado profissional ou sala e de agendamentos com data retroativa;
- Abrir Interface para Envio ao Alterar um Agendamento: Quando alterar um agendamento na agenda, você poderá encaminhar uma mensagem ao cliente;
- Enviar mensagem ao Realizar um Agendamento: Quando marcado um agendamento, você poderá encaminhar uma mensagem ao clientes (Adicione os curingas para tornar sua mensagem mais detalhada, como horários, dia e link de questionário);
- Enviar Lembrete Automático com Antecedência de 2 hrs, 24 hrs ou horário personalizado: Encaminhe uma mensagem automática ao cliente para relembrar sobre o agendamento marcado;
- Permitir Confirmação de Agendamento: Encaminhe, junto ao lembrete, um link de confirmação onde o seu cliente poderá confirmar ou cancelar o agendamento de forma prática ( Ao encaminhar o link o status do agendamento será alterado na sua agenda de forma automática);
- Enviar Notificação para agendamentos com o status “Pré-Agendado” ou “Confirmado”: o padrão do sistema é encaminhar as confirmações para os agendamentos que estão com status de “marcado”, mas você poderá adicionar a mensagem também para os clientes com status de pré-agendado e confirmado;
- Enviar mensagem para os aniversariantes do dia: Mensagem automática para clientes que estão de aniversário no dia;
- Régua de cobrança: Você pode incluir mensagens automáticas que serão encaminhadas para os clientes inadimplentes;
- Enviar mensagem com a ficha de sessões do plano assinada;
Recomendações de Uso:
O WhatsApp não permite SPAM!
Fique atento aos Termos de Uso do WhatsApp.
Quantas mensagens posso enviar?
Fica a seu critério: A quantidade de disparos pode sim aumentar as chances de bloqueio, mas não é só sobre a quantidade enviada, muitas vezes o ponto chave é PARA QUEM enviar.
O Belle Software não se responsabiliza por números bloqueados. Veja abaixo algumas recomendações e motivos que podem ocasionar o bloqueio:
Dicas para Uso da Integração com WhatsApp:
- Evite enviar mensagens para quem não tem seu número nos contatos;
- Personalize as mensagens com informações do cliente. Isso ajuda a diferenciar cada mensagem;
- Utilize mensagens que permitam a interação do cliente com seu número, principalmente se você souber que ele não possui seu número na lista de contatos. Se o cliente responder sua mensagem, a opção de “Marcar como SPAM” não fica tão evidente;
- Se o cliente não quiser mais receber promoções, respeite a decisão dele e não volte a enviar mensagens com esta finalidade;
Isso infelizmente significa que seu número pode sim ser bloqueado após enviar poucas mensagens, visto que se os contatos que receberam as mensagens fizerem a denúncia de SPAM, o WhatsApp irá sim bloquear seu número.
Não utilize seu canal principal para disparos em massa! Ou seja, é importante manter o número padrão de contato com os clientes sem riscos, logo, recomenda-se que seja utilizado um número de WhatsApp secundário.
Importante!
Uma alternativa que pode ser utilizada para tentar evitar o bloqueio de número de WhatsApp é treinar gradativamente o número de disparos. Isso significa que você pode enviar as mensagens aos poucos, no primeiro dia enviar apenas 50 mensagens, no segundo dia 100 e assim por diante nos próximos dias.
Peça para que seus clientes respondam e interajam com suas mensagens, além de adicionar o seu número aos contatos, para evitar que visualizem frequentemente a opção de bloquear seu número como SPAM.
Se por ventura seu número for bloqueado, há possibilidade de solicitar análise informando uma justificativa, pedindo que o WhatsApp faça a liberação. Não é uma ação que irá garantir o desbloqueio do número, mas pode seguir as orientações do WhatsApp para essa ação, conforme o tutorial: https://faq.whatsapp.com/465883178708358/?helpref=hc_fnav
E se meu número for bloqueado?
Como informado anteriormente, isso pode sim ocorrer. Infelizmente, não temos controle sobre isso e por isso não temos o poder de ativar ou inativar sua conta.
O que causa isso é quando algum de seus contatos marca o seu número como SPAM, geralmente motivado por ter recebido uma mensagem que não deseja. Por isso, é de extrema importância obter o consentimento de seus clientes, para ter autorização de enviar mensagens, e segmentar o público que irá recebê-las, para mandar a mensagem apenas para quem tiver interesse no conteúdo da mesma.
O WhatsApp não torna pública a informação de quem efetuou a denúncia de SPAM, para manter o direito de anonimato de cada usuário do WhatsApp, evitando qualquer possibilidade de prática ou represália. Isso significa que não há como identificar quem denunciou ou quantas denúncias o WhatsApp recebeu de seu número, apenas que foi o suficiente para que o próprio WhatsApp fizesse o bloqueio.
Caso sinta que o bloqueio tenha sido injusto, visto que seguia os termos de uso do WhatsApp, é possível entrar em contato com eles e solicitar a análise e desbloqueio de sua conta, para isso, recomendamos os seguintes passos:
- Ao acessar o aplicativo WhatsApp em seu celular, na mensagem de bloqueio de sua conta, clique na opção de contatar o suporte, preencha a justificativa da solicitação de desbloqueio de sua conta, a partir disso, o WhatsApp fará a análise e lhe dará um retorno, conforme consta na Central de Ajuda do WhatsApp.
- Em alguns casos, pode ser um bloqueio temporário, aplicado devido ao volume de mensagens, sendo assim, você pode enviar uma mensagem para o WhatsApp, informando que foi banido injustamente e informando sua justificativa. Para isso, clique aqui.